Historial
​​
A Banda Filarmónica 1°. de Dezembro de Moncarapacho, do concelho de Olhão, foi fundada em 1862 pelo pároco da freguesia, Prior Simas, com o nome que hoje tem, presumindo-se contudo, que a sua existência seja ainda anterior.
Ao longo dos tempos, esta Filarmónica teve os seus altos e baixos e, em 1943, devido a uma situação de conflito interno, a Banda foi forçada a parar a sua atividade durante 15 anos.
Não contentes com a situação, os músicos organizaram-se para reativar a Banda e num esforço constante conseguiram os seus intentos e saiu para a rua em 1 de Dezembro de 1958.
Desde então, tem sobrevivido graças ao esforço que tem sido feito pelos músicos e diretores, para que se mantenha em plena atividade.
Através dos tempos, participou em muitas festividades e em todo o tipo de eventos culturais tais como: romarias, procissões, concertos, encontros de Bandas, receções oficiais, homenagens e atos solenes.
Participou em 1940 na Grande Exposição do Mundo Português e, em 1960, no 1º. Concurso Nacional de Bandas Civis em Lisboa.
A 16 de junho de 2012, foi agraciada com a medalha de mérito, grau ouro, pelo Município de Olhão como reconhecimento pelas atividades desenvolvidas no campo cultural ao longo da sua existência.
​
Em 1 de dezembro de 2019, o Presidente da câmara António Pina, com a presença de todos os vereadores, presidentes de junta, da direção da Banda e alguns convidados, inicia a obra da nova sede para a Banda Filarmónica com o lançamento da 1ª pedra.
​
Em 1 de dezembro de 2020, o Presidente da câmara António Pina, acompanhado do Presidente da Instituição Amarildo Alves, inauguram as novas instalações para a Banda Filarmónica.